Documentos para requerer a Aposentadoria por Invalidez
Autor: Edmilson Galvão Publicação: 10/10/2020 Atualização: 12/08/2024
1 - O que é a Aposentadoria por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)
A Aposentadoria por Incapacidade Permanente, chamada antes da Reforma da Previdência de 2019 de Aposentadoria por Invalidez, está prevista entre os arts. 42 a 47 da Lei 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdencia Social) e entre os arts. 43 a 50 do Decreto 3.048/99.
Será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, sendo-lhe paga enquanto permanecer nessa condição.
2 - Documentos Necessários Para Requerer a Aposentadoria por Incapacidade Permanente
Para requerer a aposentadoria por incapacidade permanente os principais documentos são os seguintes:
- • Documentos pessoais (CPF, RG, título de eleitor, comprovante de endereço);
- • CTPS
- • PIS/PASEP
- • CTC (Certidão do tempo de contribuição de outro regime)
- • Carnês de contribuição
- • Laudo médico recente
- • Receituário
- • Prontuário médico do hospital onde foi atendido (em caso de acidente de trabalho)
- • CAT
- • Exames médicos atuais
- • Ressonâncias, raio-X, etc.
É sempre aconselhável que na hora de requerer um benefício previdenciário o segurado procure um advogado especialista em direito previdenciário. Com o auxílio deste profissional o segurado terá maiores chances de êxito tendo em vista a burocrácia que hoje existe nos órgãos de previdência do país.
Os segurados que tiverem dúvidas sobre os benefícios da previdência social podem buscar a orientação de um advogado previdenciário.
Com a realização de um bom planejamento previdenciário é possível identificar também quais os melhores caminhos para a aposentadoria do segurado.